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quarta-feira, 27 de julho de 2011

Projeto Fiat 128



Conversando com meus amigos Felipe e Roberto, que irão nessa expedição rumo à Argentina, estivemos calculando o percurso e somente a ida iremos andar 2194 km ! Tudo Graças ao Google Maps (tive que fazer algumas modificações na rota). A princípio partiremos na terça a noite e pelos cálculos (muito otimistas por sinal) chegaremos 15 horas (sem contar as paradas), que no G Maps calcula 26hs de viagem sem parar, mas como não saberemos as condições, é uma previsão. Se conseguirmos atingir esse primeiro objetivo, teremos quinta, sexta e sábado pra resolver logo a compra do 128 (ou 128s) e para a compra de peças sobressalentes.

Até o final do ano estaremos com tudo planejado, quem acompanha o blog ficará por dentro das novidades.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

City - Suspensão Traseira - Continuação

Sábado decidi ficar o dia todo mexendo na City e tenho algumas poucas novidades, não tirei fotos, mas vou relatar...

- Após o teste das bandejas traseiras do Uno Turbo, eu as retirei, troquei todas as buchas das bandejas e passei uma tinta preta nelas.
- Montei o lado direito, tive que passar no esmeril uma parte das pontas das buchas onde o parafuso que fixa o conjunto passa.
Como o lado esquerdo tava sem as peças do sistema do freio, aproveitei e comprei 2 burrinhos de freio, o conjunto de molas e o regulador de freio esquerdo, os parafusos que seguram o tambor na bandeja e um calço que foi cortado pelo funileiro...falta agora as sapatas (que são a mesma do tempra) e ver o esquema de ligação do cabo do freio de mão, pois o do 147 é totalmente diferente.
Espero esses dias a noite montar o conjunto esquerdo e já vou mexer no rebaixamento da traseira (irei montar como se fosse regulável, depois postarei uma foto do sistema montado). E partir pra Suspensão Dianteira !

Postarei fotos no decorrer da semana.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Projeto Fiat 128

Pessoal, já temos data definida para a viagem para a Argentina para trazer o 128. Por hora tenho mais um loko que irá comigo me acompanhar e se ele conseguir vai trazer pra ele também, o meu amigo Felipe (Abraços amigo) e a idéia é ir no feriado de São Paulo que cai numa quarta feira e teríamos que estar em São Paulo Domigo, afinal somos trabalhadores de carteira assinada. Além do Felipe, talvez meu amigo Roberto (não confirmou, e que já apareceu aqui no blog com fotos da reforma do seu Escort Zetec RS) vá conosco para nos ajudar e mais um para contar essas loucas aventuras.

A princípio iremos de carro (com o palio fire de uso diário até pq é mais econômico) e traremos o 128, ou 2 128 rodando (antes faremos uma pré inspeção em diversos itens e levaremos MUITAS ferramentas para caso acontecer algum imprevisto).

Já me cadastrei em alguns fóruns especializados em 128 dos hermanos e estou colhendo algumas informações, como sites de vendas de veículos na argentina, endereços de loja, de repuestos (peças) de preferência originais, pois quero trazer o carro arriado de peças rsrsrsrsrs

Bom é isso aí ! O pontapé inicial foi dado, temos 5 meses pra levantar dinheiro e colher o máximo de informações possíveis para não perdermos tempo.

Enquanto isso, a picape e o alfa estão com suas reformas beemmm devagar, mas da picape tenho novidades, que serão postadas com fotos até o começo da semana que vem.

É isso aí torçam por nós.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Projeto - Fiat 128 - Sonho ou Realidade ?

Pessoal, depois de um tempo pesquisar e ficar admirando esse sedã, resolvi escrever um pouco sobre ele.

Trata-se de um sedã 4 portas que começou a sua história em 1971 até 1990 na Argentina. Tinha nas primeiras versões motor 1.1 que logo depois veio . 1.3. Com o mesmo princípio dos motores fiat 4 cilindros, 8 válvulas, as primeiras versões com câmbio 4 marchas e nas últimas versões com câmbio 5 marchas.

O 128 tem muitas coisas em comum com o nosso fiat 147, começando externamente pelas maçanetas, portas dianteiras, e o estepe localizado na frente (numa posição um pouco diferente do 147). Suspensão McPherson e freios a disco dianteiros e tambor traseiros, são iguais.

O que muda realmente é o powertrain do carro, que utiliza a linha sevel (usado nos Uno 1.5R e 1.6R e MPI, além do Tipo e do Brava 1.6, que é um pouco diferente) e não o fiasa que equipou não só os 147 e seus derivados, como a linha Uno e derivados chegando nas primeiras versões de Palio e Siena 1.0 e 1.5.

E como sou um admirador dos 147 não poderia deixar de prestigiar esse sedã muito simpático, que na nossa vizinha Argentina, existem uma legião de fãs do modelo.

Aliás por falar dos Hermanos, procurei saber mais sobre os 128 lá e vou mostrar seus modelos, que aliás, eles fazem milagres com os 1.1 fazendo chegar a 1.4 ou 1.3 chegar a 1.6 forjados !

Primeira Versão com motor 1.1 de 71 a 78





Segunda Versão 79 a 83 - Europa



Terceira Versão 83 a 90 - Super Europa (Lembra muito a frente do Spazio, Oggi Brasileiro).



Versão Perua, chamada de Rural (Só existiu na primeira versão), foi pouco produzida.





Esportivos: 128 IAVA 1100 TV 71HP ou 1300 TV 86HP ou 102HP

Os IAVA (Tradução livre para: Indústria Argentina de Veículos Avançados) eram equipados com carburadores Weber 40, rodas diferentes e faixas (dependendo do ano), ou no capô ou laterais. Os IAVA foram produzidos até a versão Europa, que além das faixas laterais, havia um spoiler dianteiro, que nenhum 128 tinha, além de volante esportivo, contagiros, bancos esportivos e suspensão recalibrada.





Versão IAVA Europa



Painel IAVA



Esse modelo me despertou o interesse, e junto com um grande amigo, iremos quebrar nossos porquinhos e trazer um 128 para cada um, até o início de 2012. Temos uma lei que carros acima de 30 anos podem entrar no país para serem emplacados, estamos estudando para trazer os primeiros modelos, que aliás acho o mais bonito dos 128.

Estou com essa idéia na cabeça pois além de ser um carro que nunca vimos no nosso país, a manutenção dele é barata, pois toda a parte de powetrain e algumas outras peças são compartilhadas com o nosso 147, fazendo que que o carro não se torne inviável, e além do mais, quando for trazer o 128 para cá, quero levar no porta malas algumas peças sobressalentes como lanternas, faróis, grade, caso tenha algum imprevisto.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

City - Suspensão Traseira

Conforme falado no post anterior, comecei a mexer na suspensão do carro. Como vou colocar freios maiores (mas sem opção de freio a disco traseiro) optei por colocar o kit do uno turbo (que é o mesmo da fiorino 96).

Foto que mostra a diferença nas balanças traseiras, lado esquerdo do Uno Turbo, direito a Original, a fixação não muda, é tirar uma e colocar a outra:


E aqui uma foto da balança colocada (não troquei as buchas, mas farei isso posteriormente, só vou montar pra tirar o carro.


Eu comecei a fixar um dos tambores, mas não terminei, farei isso no final de semana, espero já deixar a traseira pronta, e partir pra dianteira, pois tenhos mais coisas pra se fazer lá.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

City - Suspensão

Bom pessoal, como alguns amigos meus já sabem, a city não terá o motor totalmente original, e do que adianta ter motor, se não tem nada pra segurar a força ? Pensando nisso, estou adaptando uma parte da suspensão traseira do Uno Turbo na City, e o primeiro passo foi olhar as bandejas traseiras. Elas cabem perfeitamente , super simples, só tirar uma e colocar a outra.

Usarei o sistema traseiro a tambor, que é muito maior que o original e antes de mexer eu troquei as peças e estão novas !

Preciso ver a questão do freio de mão, pois os cabos são diferentes, vou ter que adaptar.

inclusive preciso montá-la para tirar da oficina, agora só falta pagar a funilaria.

Amanhã posto fotos das balanças.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

City - 1º Estágio - 100% concluído

Pessoal, tá muito devagar, há dias que não posto nada, mas o carro ficou pronto, o primeiro estágio que seria o de funilaria, agora vai ser feito a pintura.

Preciso arrumar um tempo pra colocar a suspensão no lugar e levá-la pra outra oficina.

Talvez precise comprar um par de amortecedores dianteiros, mas a grana está curtíssima, acho que vou ter que esperar um pouco.

Espero trazer logo mais novidades.