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segunda-feira, 18 de julho de 2011

Projeto - Fiat 128 - Sonho ou Realidade ?

Pessoal, depois de um tempo pesquisar e ficar admirando esse sedã, resolvi escrever um pouco sobre ele.

Trata-se de um sedã 4 portas que começou a sua história em 1971 até 1990 na Argentina. Tinha nas primeiras versões motor 1.1 que logo depois veio . 1.3. Com o mesmo princípio dos motores fiat 4 cilindros, 8 válvulas, as primeiras versões com câmbio 4 marchas e nas últimas versões com câmbio 5 marchas.

O 128 tem muitas coisas em comum com o nosso fiat 147, começando externamente pelas maçanetas, portas dianteiras, e o estepe localizado na frente (numa posição um pouco diferente do 147). Suspensão McPherson e freios a disco dianteiros e tambor traseiros, são iguais.

O que muda realmente é o powertrain do carro, que utiliza a linha sevel (usado nos Uno 1.5R e 1.6R e MPI, além do Tipo e do Brava 1.6, que é um pouco diferente) e não o fiasa que equipou não só os 147 e seus derivados, como a linha Uno e derivados chegando nas primeiras versões de Palio e Siena 1.0 e 1.5.

E como sou um admirador dos 147 não poderia deixar de prestigiar esse sedã muito simpático, que na nossa vizinha Argentina, existem uma legião de fãs do modelo.

Aliás por falar dos Hermanos, procurei saber mais sobre os 128 lá e vou mostrar seus modelos, que aliás, eles fazem milagres com os 1.1 fazendo chegar a 1.4 ou 1.3 chegar a 1.6 forjados !

Primeira Versão com motor 1.1 de 71 a 78





Segunda Versão 79 a 83 - Europa



Terceira Versão 83 a 90 - Super Europa (Lembra muito a frente do Spazio, Oggi Brasileiro).



Versão Perua, chamada de Rural (Só existiu na primeira versão), foi pouco produzida.





Esportivos: 128 IAVA 1100 TV 71HP ou 1300 TV 86HP ou 102HP

Os IAVA (Tradução livre para: Indústria Argentina de Veículos Avançados) eram equipados com carburadores Weber 40, rodas diferentes e faixas (dependendo do ano), ou no capô ou laterais. Os IAVA foram produzidos até a versão Europa, que além das faixas laterais, havia um spoiler dianteiro, que nenhum 128 tinha, além de volante esportivo, contagiros, bancos esportivos e suspensão recalibrada.





Versão IAVA Europa



Painel IAVA



Esse modelo me despertou o interesse, e junto com um grande amigo, iremos quebrar nossos porquinhos e trazer um 128 para cada um, até o início de 2012. Temos uma lei que carros acima de 30 anos podem entrar no país para serem emplacados, estamos estudando para trazer os primeiros modelos, que aliás acho o mais bonito dos 128.

Estou com essa idéia na cabeça pois além de ser um carro que nunca vimos no nosso país, a manutenção dele é barata, pois toda a parte de powetrain e algumas outras peças são compartilhadas com o nosso 147, fazendo que que o carro não se torne inviável, e além do mais, quando for trazer o 128 para cá, quero levar no porta malas algumas peças sobressalentes como lanternas, faróis, grade, caso tenha algum imprevisto.

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