Patrocinado por:

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Christine - Tempra SW Capítulo 1 - Bomba Dágua

Pessoal, como viram no post anterior, dei uma de louco e comprei a Christine (apelido que o brimo Marcelo colocou e pegou) na Tempra SW.

Estava na expectativa pra ver o motor dela funcionando (estava com um misto de esperança e medo pois poderia estar com o motor ruim), mas estava eu lá as 07:00 da manhã com a caixa de ferramentas na mão e muita coragem pra começar.

Uma foto de frente da Christine, não publicamos nenhuma:

DSCF3158

Com a frente toda amarrada com arame, cadarço, pedaços de pano...HORRÍVEL !!!! Parachoque todo quebrado, farol direito era só uns pedaços dele que sobrou.

Primeira coisa que fiz foi arrancar esse bendito parachoque e farol, olhem como estava por baixo disso tudo:

DSCF3159

Torto é claro !!!!!!!

Tirei uma foto do parachoque fora, pra verem o estado da peça, meu pai apareceu lá por volta do meio dia e falei pra ele, se conseguiríamos dar um jeito nisso, ele só deu uma risada e nem falou nada, lembro da época que ele comprou um logus do leilão e o parachoque ela lixo e não é que ele conseguiu deixar zero ?

Olhem o estado kkkkk

DSCF3160

Bom depois disso, comecei a tirar a bendita da bomba dágua, é um trabalho muito chato, tem um monte de coisas atrapalhando, tem que tirar um suportinho, desconectar o sensor de rotação, cortamos a correia do compressor (não ligamos porque o foco não é esse), soltar o coxim do motor pra ele descer, nossa, que trabalho.

Nesse meio tempo apareceram os brimos Roberto e Marcelo e me deram uma ajuda. E olha que esse motor é 4 cilindros imagina se fosse um fivetech de marea ? Tava lascado.

Depois da bomba tirada, fomos para a auto peças buscar a peça, já aproveitei e comprei além da bomba a correia da bomba nova e do compressor, além de uma mangueira de refrigeração do trocador de calor que estava rasgada, na loja a mais parecida era a do Tempra 16V que é um pouco diferente, mas o diâmetro da mangueira é igual, só cortamos um pedaço.

Quando o atendente da loja me trouxe a bomba e vimos que ela estava há quase 1 ano na loja, começamos a aloprar, falamos que o dono iria pagar um churrasco pro vendedor, que ele vai ver a gente mais vezes lá pra comprar outras peças, e a gente só rindo o povo em volta sem entender, hilário !

Olhem o papel da garantia da bomba, que coisa porca, fala sério ! Nem pra usarem uma régua pra cortar direito...

DSCF3162

E agora uma foto da nova bomba:

DSCF3161

E uma foto das peças que foram trocadas:

DSCF3163

DETALHE: O carro no painel só tem 85 mil kilômetros, a bomba dágua e as correias ainda são originais, o meu maior medo é a correia dentada, infelizmente a Christine só teve dono porco, mas agora vai ser bem cuidada, só espero que não fique rebelde !

Bom após a instalação da bomba dágua, tentamos fazer o carro pegar, em vão, aí o brimo Marcelo falou da bomba, pois não ouvia ela fazer barulho.

Tiramos a tampa onde vai os conectores da bomba e na hora de tirar a bomba, ela não saía. Não era porque ela estava colada no tanque, é porque ela é torta ! O medidor dela parece aqueles cones que o povo  vende nos faróis, o povo fala que é bijú, então ficamos lá batendo cabeça, pois não sabíamos desmontar, tentamos um monte de coisas, e o medo de quebrar ? Depois de uns 30 minutos eu peguei a peça e torci e não é que ela saiu ? kkkkkkkk

Aí pensamos, como eu tenho alguns carros do leilão desmontando, pensamos qual bomba pegar, e fomos num Verona 96 Sapão que estava bem cuidado, mas tinha virado sucata e arrematei, tiramos a mangueira da linha de combustível dela e ainda estava com pressão, começamos e ficar esperaçosos, mas não saberíamos se dava pra montar ou não.

Por incrível que pareça, a bomba é IGUALZINHA, desmontei a bóia da Christine e colocamos a bomba do Verona e encaixamos lá mais ou menos, só pra ver se ainda funcionava.

O brimo Marcelo virou a chave, e só escutamos a bomba injetando, virou a chave e não é que a Christine pegou ? de primeira !!!!!!

A alegria tomou conta da gente, o carro com a lenta lisinha, não acreditávamos naquilo, o dia todo de sofrimento, xingando o engenheiro italianos que desenvolveu aquela maldita bomba dágua, queríamos que tudo desse certo, mas no fundo a gente temia o pior, mas ficamos super felizes pelo trabalho chato, no sol, fomos recompensados com a Christine funcionando e com o motor saudável, sem fumar, bater ou rajar.

Agora vai o vídeo dela funcionando galera...LISINHA !!!!!


A Christine teve um vazamento de óleo, como podem notar no vídeo, irei desmontar agora na semana o trocador de calor e ver se é ele ou o filtro solto, já comprei o filtro de óleo, o de ar, o de combustível e a junta da tampa de válvulas.

O mais engraçado é que estávamos rindo de tudo aquilo, sabendo o tamanho do bonde que pegamos, mas não estamos nem aí, o importante é fazer o que a gente gosta, e a nossa paixão pelos carros é maior que qualquer preconceito, a satisfação de todo um dia de trabalho, no sol, com os amigos ajudando, não tem preço.

Queria agradecer os brimos Marcelo e Roberto que me ajudaram a fazer a Christine funcionar. Valeu mesmo.

Temos muitas coisas pra fazer na Christine, pois tenho menos de 30 dias para a transferência !

Não percam os próximos capítulos !!!!

Um comentário:

  1. Brimo, a Christine só precisa de carinho, pq estava muito mal cuidada, nem mulher de malandro faz isso com um carro, mas vamos deixá-la ZERADA!!!

    ResponderExcluir